sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

triceratopo



TRICERATOPO
DADOS
Ele foi um ''ceratopsideo'' herbivoro, que viveu na America do norte durante o cretaceo superior, tinha provavelmente 3,50 de altura e 10 metros de comprimento, pesando até 6 toneladas
ESCUDO PARA PROTEÇÃO
Seu majestoso e resistente folho (a estrutura semelhante a um escudo, acima da nunca). A função destas estruturas é alvo de debates: uns dizem que são armas contra seus predadores (como o feroz Tyrannosaurus rex); outros dizem que eram usadas para atrair as femeas, na época de reprodução. O cranio também era colossal: tinha mais de 2 metros de comprimento, pondo este dinossauro na ala das maiores cabeças do reino animal

CHIFRE PONTUDO

Desde a sua descoberta, o tricerátopo foi descrito como uma criatura que usava seus chifres para defender-se dos rivais e/ou predadores. Esse fato foi somado com sua co-existência com o Tyrannosaurus rex. Desde então, são famosas as cenas que mostram esses dois pesos-pesados se enfrentando em duelos selvagens de vida ou morte. Mas será que ele realmente usava seus chifres como defesa? Segundo estudos, essas estruturas poderiam ter várias funções.Alguns dizem que os chifres eram usados para atrair femeas de sua espécie.algus dizem tambem que eram sim usadas para combate com predadores. Como prova, pode-se citar o achado de uma pélvis de tricerátopo contendo marcas de dentes, atribuídas a um tiranossauro. Aparentemente, essas marcas foram feitas quando o animal estava vivo (provando uma relação de predador-presa).

ALGO MAIS

O tricerátopo é um dos mais famosos dinossauro, tanto que é considerado, pelos fãs de filmes de dinossauros, o eterno adversário do Tiranossauro Rex.

O tricerátopo pertence a família dos ceratopsídeos, grandes herbivoros providos dechifres... Mas ele apresenta uma peculiaridade: possui características tanto do grupo dos centrossauros (a gorjeia relativamente pequena e sólida) quanto ao doschasmossauros (os chifres compridos). Após longos debates, o T. horridus foi incluído no grupo dos centrossauros (Centrosaurinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário